0s perigos dos vírus FIV e FEL-V para os gatos

Os vírus FIV e FEL-V são doenças graves que podem afetar os gatos. O FIV, ou vírus da imunodeficiência felina, é um retrovírus que ataca o sistema imunológico do gato, deixando-o mais vulnerável a infecções. O FEL-V, ou vírus da leucemia felina, é um retrovírus que pode causar câncer e outros problemas de saúde.
Como os gatos são infectados?
Os gatos são infectados com FIV ou FEL-V através do contato com a saliva, sangue ou fluidos corporais de gatos infectados. Os gatos podem ser infectados ao lutarem, arranharem ou morder um gato infectado. O vírus também pode ser transmitido através de transfusões de sangue ou de uma mãe infectada para seus filhotes.
Quais são os sintomas?
Os gatos infectados com FIV ou FEL-V podem não apresentar nenhum sintoma por muitos anos. No entanto, à medida que a doença progride, os gatos podem desenvolver os seguintes sintomas:
- FIV: perda de peso, febre, linfadenite, infecções secundárias, anemia, problemas de pele, problemas renais
- FEL-V: infecções secundárias, problemas de pele, problemas renais, câncer
Como tratar?
Não há cura para o FIV ou o FEL-V. O tratamento visa controlar a doença e melhorar a qualidade de vida do gato.
Como prevenir?
A melhor maneira de prevenir o FIV e o FEL-V é manter os gatos vacinados. A vacinação contra o FIV é recomendada para todos os gatos, independentemente da idade ou estilo de vida. A vacinação contra o FEL-V é recomendada para gatos que têm contato com outros gatos.
Os vírus FIV e FEL-V são doenças graves que podem afetar os gatos. Os tutores de gatos devem estar cientes desses vírus e tomar medidas para prevenir a infecção.
Se você notar algum sintoma de FIV ou FEL-V, leve seu gato e entre em contato com o Hospital Popular de Medicina Veterinária (HPMV)