5 BENEFICIOS DE TER UM CÃO QUE VAI AO DENTISTA.

A odontologia veterinária chegou para dar qualidade de vida e longevidade para nossos animais. Cuidar da boca do seu cão e gato vai evitar vários problemas de saúde que podem gerar altas despesas com o veterinário. Logo, o melhor tipo de tratamento é sempre a prevenção.
1- Vou aprender a escovar os dentes do meu cão e assim aumentar ainda mais meu vínculo com ele.
Na consulta com o dentista veterinário você receberá orientações sobre escovação dentária e de como treinar seu pet para que deixe você escovar os dentes dele. A escovação é um momento intimo com o cão no qual vários sinais de que ele está precisando de um tratamento podem ser identificados, como tártaro, gengivite, tumores e fraturas dentárias. Além dos benefícios para saúde do seu cão a escovação ainda aumenta a relação do tutor com o animal. É o início para que seu cão seja mais obediente e fiel.
2- Vou evitar a doença periodontal que afeta mais de 90% dos cães e gatos.
A doença periodontal é provocada pela placa bacteriana (tártaro), e tem por característica destruir o osso que suporta os dentes. Essa perda óssea só ocorre após um longo período de inflamação da gengiva, o que provoca muita dor e dificuldade para os pets se alimentarem.
3- A saúde começa pela boca.
Uma boca saudável come muito melhor que uma doente, não só em quantidade, mas principalmente em conforto para o animal. Uma boca inflamada libera milhares de bactérias para a corrente sanguínea, e podem colonizar outros órgãos vitais como o coração, os pulmões e os rins, diminuindo a expectativa de vida do animal.
4- Meu cão não vai ter “bafão”.
A halitose é provocada pelas bactérias que estão sob a gengiva do cão, produzindo gases que tem um odor horrível. Levando seu cão ao dentista regularmente ele dificilmente terá esse tipo de bactéria deixando seu hálito sempre agradável.
5-Meu cão vai ser muito mais feliz.
Um cão com inflamação crônica na boca sofre com dores fortes na hora de brincar e se alimentar, ficam menos ativos, dormem mais e comem menos. Só o dentista veterinário, que está equipado com instrumentos odontológicos específicos e através de radiografias intra-orais, pode identificar e tratar todos os problemas que afetam a saúde bucal do seu pet.
Se o seu pet já apresenta sinais como tártaro gengivite e mau hálito, agende uma consulta com o dentista veterinário. O resultado do tratamento pode surpreender, muitos animais têm dor na boca e os tutores não sabem.
Lembre-se, o Tratamento periodontal vai deixar seu animal com saúde bucal em dia, mas é a prevenção através da escovação que vai manter essa boca saldável e consequentemente o bem estar geral do animal.
Dr. Leonardo Zeemann é Odontologista do Hospital Popular de Medicina Veterinária.