Nessa Páscoa, não dê chocolate para seu pet

Quem tem animal em casa sabe que na hora das refeições nossos amiguinhos sentem o cheiro de comida e, ás vezes, ficam em cima para conseguir algum lanchinho.
Em alguns casos, por não termos conhecimento suficiente, acabamos sucumbindo às investidas deles e damos algumas comidinhas para os “pidões”. Mas, nessa Páscoa, não sucumba àquela carinha de quem tá passando vontade que eles fazem, chocolate é um veneno para os nossos bichinhos de estimação!
Conheça os perigos
Muitos alimentos que fazem parte da alimentação normal dos humanos fazem mal para o organismo dos animais. No caso do chocolate, o vilão é a teobromina, substância tóxica, que é metabolizada facilmente no nosso organismo mas que para os pets, em geral, faz um mal danado e pode levar a intoxicação.
Sintomas de intoxicação
- Vômito;
- Diarreia;
- Beber muita água e urinar bastante;
- Alterações cardiológicas;
- Tremores;
- Respiração ofegante.
Ao notar qualquer um desses sintomas após o animal ter ingerido algum alimento inadequado, traga-o para o HPMV para uma consulta clínica. A intoxicação alimentar deve ser tratada com acompanhamento do médico veterinário sempre!
Mas, o chocolate não é único vilão da história. Alimentos como: leite, abacate, alho e cebola estão na lista negra da alimentação dos bichos de estimação. Cebola, inclusive, pode causar anemia grave e levar o animal até a óbito.
Mas existe chocolate próprio para animal?
Sim, existem algumas preparações similares a chocolate que são próprias para os animais. Por isso, caso deseje presentear seu pet nessa Páscoa, procure um desses produtos próprios para o consumo animal.
Colaborou com esta matéria Rafael Torres, CRMV-RJ 9264.