.

Agendamentos: (21) 3180-0154

Fale conosco no WhatsApp (21) 99941-3253


Tudo sobre oncologia veterinária:

entenda o que é, as causas, os sintomas e os tratamentos

Oncologia Animal

A medicina veterinária continua evoluindo ao longo dos anos, afinal, o aumento na expectativa de vida dos animais demanda por um cuidado médico mais aprimorado. Com a ampliação das opções de tratamentos e a modernização dos meios de diagnóstico, podemos notar o surgimento de novas especialidades da veterinária, como é o caso da oncologia animal.


Oncologia animal é a área de estudo de tumores, ou seja, neoplasias benignas ou malignas em animais, sendo o oncologista veterinário o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento das neoplasias nos mais diversos animais, como gatos e cachorros.


Infelizmente o câncer também pode acometer os nossos amados animaizinhos, debilitando sua saúde e colocando sua vida em risco! A boa notícia é que novos tratamentos surgem todos os anos, e essa especialidade vem ganhando cada vez mais espaço nos centros veterinários, oferecendo um cuidado especializado e garantindo maiores chances de recuperação para os animais. O HPMV já conta com várias especializadas que prestam apoio ao tratamento completo do seu pet,
clique aqui e conheça nossas especialidades.


Sabemos que ainda existem muitas dúvidas a respeito da oncologia animal, e muitas vezes, quando nossos pets estão acometidos por esse mal, acabamos nos desesperando e perdendo as esperanças. Por isso, o Hospital Popular de Medicina Veterinário preparou esse conteúdo completo para te ajudar a entender mais sobre essa especialidade e os principais tratamentos que podem ajudar o seu pet a recuperar a saúde! Continue sua leitura e descubra mais sobre a oncologia animal conosco.

principais causas de câncer em animais

Quais as causas de neoplasias em animais?


Assim como nos humanos, são várias as origens dos tumores em pets, por isso, para entender cada caso, o estudo clínico e a realização de exames são muito importantes para diagnosticar corretamente a origem dos dos tumores.


Entretanto, alguns fatores costumam ser mais recorrentes entre animais, como: idade avançada, predisposição genética, mutações celulares em decorrência de fatores variados e patologias pré-existentes. 


Saiba que a exposição a elementos externos como sol e produtos químicos também atuam como fatores desencadeadores. Além disso, a falta de castração, principalmente nas fêmeas, podem levar ao desenvolvimento de neoplasias de origem hormonal.

O único profissional capaz de apontar com precisão as características de cada caso é o oncologista veterinário, especialista em oncologia animal. 

como é feito o diagnóstico na oncologia animal

Como acontece o diagnóstico na oncologia animal? Conheça os principais sintomas e quais exames devem ser realizados



Da mesma forma que as causas irão variar de caso para caso, os tipos de neoplasias que podem se manifestar em cada animalzinho também irão diferir. Por isso, os sintomas nem sempre vão se apresentar da mesma forma, entretanto, os principais deles são:


  • Apatia;
  • Manchas na pele e no pelo;
  • Diarreia e vômitos frequentes;
  • Aumento de volume abdominal;
  • Perda de peso rápida e sem motivo aparente;
  • Dificuldade para mastigar, engolir ou respirar;
  • Nódulos palpáveis;
  • Sangramentos nas fezes, urina ou outros orifícios;


Se algum destes sintomas for percebido no animal, é muito importante levá-lo para uma consulta médica, dessa maneira será possível realizar os exames corretos para detectar com precisão qual é a enfermidade do pet. 


Exames clínicos, sanguíneos e citologias irão ajudar o veterinário a detectar casos de tumores, além do diagnóstico por imagem, outro importante fator no diagnóstico da oncologia animal: por meio do ultrassom abdominal veterinário é possível visualizar a localização do tumor, seu desenvolvimento e, como no caso dos exames com efeito doppler, as alterações na irrigação sanguínea.

A ultrassonografia ainda auxilia em exames diagnósticos guiados, citologia e biópsia realizada com agulhas finas. Já a radiografia auxilia a localizar tumores e metástases na região do tórax, abdome e esqueleto, além de ser muito utilizado para analisar o trato urinário e coluna.


A tomografia computadorizada permite imagens em 3 diferentes dimensões e é um dos exames mais confiáveis no diagnóstico de tumores. Agende todos os exames necessários com o HPMV
aqui!


Após o diagnóstico e identificação, será realizada a biópsia dos tecidos.


É muito importante que o diagnóstico e tratamento comecem o mais cedo possível, afinal, quanto antes o tumor for identificado, maiores serão as chances de cura!

doenças oncológicas em animais

Conheça as principais doenças da oncologia animal em cães e gatos


A maior incidência de tumores na oncologia animal acontecem nas mamas de cadelas não castradas. Estudos mostram que as cadelas que são castradas antes do primeiro cio possuem apenas 0,5% de chance de desenvolver tumores de mama. 


Essa porcentagem vai aumentando de acordo com a quantidade de cios que se passam antes da castração: se a chance era de 0,5% antes do primeiro cio, até o segundo cio a probabilidade aumenta para 8%, até o terceiro pula para 26% e após o terceiro cio a castração já não garante mais a prevenção dos tumores de mama em cadelinhas.


O HPMV possui um artigo explicativo muito importante sobre castração que explica porque essa cirurgia é um ato de amor que ajuda os tutores na prevenção de várias doenças em seus pets.
Clique aqui para conferir esse texto na íntegra, mas não esqueça de retornar para terminar sua leitura esclarecedora sobre oncologia animal!


Saiba que apesar do câncer de mama ser mais comum em fêmeas, também pode atingir os animais do sexo masculino, e se manifesta com nódulos nas mamas e feridas que não cicatrizam.


O segundo tipo de câncer mais comum em animais é o
Carcinoma de pele, que atinge principalmente os cães e gatos de pelagem mais clara e pele rosada, ou ainda animais com pele mais exposta.


Esse tipo de câncer, causado pela radiação uv, afeta mais os felinos que os caninos e pode ser percebido devido à aparição de manchas vermelhas e descamação na pele.


Na oncologia animal também são percebidos muitos casos de tumores hematopoiéticos, que se desenvolvem nas células formadoras de tecido sanguíneo, podendo ocasionar linfomas e leucemias nos animais.


A leucemia pode se manifestar de duas formas e se caracterizam baseado nos tipos de glóbulos brancos que elas afetam: linfóide e mieloides. Na leucemia, uma célula sanguínea sofre mutação genética, se torna uma célula cancerígena, ou seja, não funciona de maneira adequada, e passa a se multiplicar muito rápido. Nesse ritmo, as células sanguíneas saudáveis vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.


Já o linfoma causa o aumento do volume dos linfonodos e aumento dos órgãos internos. Infelizmente, essa doença ainda não possui cura, porém, as opções de tratamento que já podemos encontrar atualmente nas clínicas e hospitais veterinários oferecem um controle da doença.


Além desses tipos de câncer, também pode-se apontar outros tipos comuns, como: a mastocitoma, atinge células imunitárias e costuma se manifestar na pele, fígado ou baço, e o osteossarcoma, câncer ósseo que costuma afetar as patas dos animais, causando dificuldade e dor ao andar.


O TVT, tumor venéreo transmissível, é uma neoplasia facilmente transmitida, principalmente entre animais moradores de rua. Uma das principais doenças sexualmente transmissíveis entre animais, o TVT apresenta sintomas como verrugas ulceradas na base do pênis do macho e na vagina ou vulva da fêmea, que começam pequenas, mas aumentam de tamanho com o tempo e a falta de tratamento. Com a realização de exames como citologia ou exame histopatológico, o tratamento deve ser iniciado imediatamente!

tratamentos para câncer em animais

Entenda os principais tratamentos utilizados na oncologia animal


Cada tipo de tumor na oncologia animal se manifesta de forma única no corpo de cada animal, por isso, é essencial contar com o apoio e orientação de um oncologista veterinário para detectar a doença, analisar os sintomas, realizar os principais exames e então recomendar aos tutores o melhor tratamento para cada caso.


Felizmente, com o avanço da oncologia animal e o desenvolvimento de novas tecnologias, podemos contar com algumas opções de tratamento bastante eficazes para os pets. A cirurgia para remoção do tumor ainda é um dos métodos mais empregados, além de ser a forma mais rápida,e em muitos casos, também é a mais segura.


Entretanto, não são todos os casos que permitem cirurgia, em algumas situações outros tratamentos são indicados e recomendados pelo oncologista veterinário, são eles:


Quimioterapia


A quimioterapia é um dos tratamentos medicamentosos mais conhecidos e utilizados, os medicamentos são os mesmos utilizados em humanos, porém em doses menores, e podem ser administrados via oral, subcutânea, intravenosa ou ainda intratumoral.


A escolha do medicamento utilizado, assim como suas doses, deve ser feita apenas pelo oncologista veterinário que acompanha o caso do seu animalzinho, assim é possível garantir as melhores chances de um tratamento eficaz e qualidade de vida para o pet.


Apesar de utilizar doses menores daquelas administradas em humanos, e ser menos agressiva, infelizmente esse tratamento pode causar alguns sintomas desagradáveis nos pets, tais como:


  • náuseas;
  • vômitos;
  • diarreia;
  • anemia;
  • queda de pelos.


Radioterapia


Este tratamento utiliza radiações ionizantes, como o raio x, para matar as células tumorais e impedir que elas se multipliquem e se espalhem para outras áreas do corpo. Esse tratamento também pode ser realizado em conjunto com a quimioterapia.


Eletroquimioterapia 


O oncologista ainda pode recomendar a realização da eletroquimioterapia, que é a combinação da quimioterapia com o uso de pulsos elétricos, auxiliando a penetração do medicamento no interior da célula tumoral. Entretanto, esse tratamento, diferente da radioterapia que não causa dor ao animal, apresenta diversos efeitos adversos no corpo do animalzinho.


Imunoterapia


Esse tratamento é bastante utilizado nos casos de pacientes com melanoma, são utilizados medicamentos que atuam em determinadas vias para atingir e eliminar as células tumorais


Infelizmente, nos casos crônicos da doença, no qual o tumor está em estado muito avançado, esses tratamentos já não surtem mais efeito, uma vez que não há mais possibilidade de cura. Os tratamentos paliativso são cuidados que auxiliam a aliviar o sofrimento dos animais, conferindo-os certa qualidade de vida para aproveitar seus últimos momentos ao lado de quem mais ama e dedicou seus anos de vida com muito carinho e felicidade.


Uma boa notícia que vale a pena mencionar diz respeito ao crescente número de terapias complementares que surgem na oncologia animal.

aumenta as opções de terapias complementares para animais pacientes oncológicos

Conheça as Terapias Complementares



Você deve saber que no caso dos humanos, alguns fatores alimentares, como a obesidade, por exemplo, estão intimamente relacionados ao surgimento do câncer. Afinal o consumo de alimentos de baixo valor nutritivo e dietas desequilibradas colocam todo o funcionamento metabólico em déficit, comprometendo a saúde do indivíduo como um todo!


Nos animais, apesar dos estudos ainda serem escassos, muitos médicos veterinários acreditam que essa relação também esteja presente! Por isso, como forma de terapia complementar, o uso da nutrição diferenciada e nutracêuticos para pacientes pets oncológicos se apresenta como um complemento aos tratamentos usuais.


Além da nutrição como terapia complementar, também são utilizadas a acupuntura, fitoterapia, homeopatia, ozonioterapia e homeopatia nos casos de pets que desenvolvem tumores.

a prevenção é muito importante em casos de câncer em animal

A prevenção pode salvar a vida do seu pet!


A oncologia animal oferece o melhor tratamento e os melhores cuidados para os animais que desenvolvem tumores, entretanto, é muito importante destacar que quanto mais cedo é diagnosticado o câncer, maiores são as chances de cura. Por isso, além de dar muito carinho e amor para os seus pets, todos os tutores precisam se manter em alerta para identificar qualquer sintoma estranho que possa indicar um problema de saúde, e garantir atendimento veterinário de qualidade.


O Hospital Popular de Medicina Veterinária conta com​ diversas especialidades, incluindo a oncologia animal. Assim, ao ser atendido em uma de nossas unidades, o pet e seu tutor garante que o tratamento de saúde estará concentrado em um único lugar​, com um diagnóstico ainda mais preciso.​ 


No HPMV garantimos a continuidade de atendimento do seu pet, mantendo todas as informações importantes no prontuário médico do animal e próximo de uma equipe que já conhece todo o seu histórico.


Ainda contamos com uma política de valores baseada na qualidade de atendimento médico veterinário acessível para todos, oferecendo alto nível de atendimento na área da saúde animal com preços populares.


Nossa equipe de profissionais veterinários está pronta para atendê-lo. Clique aqui e realize seu agendamento com o HPMV.

Por Marcelo freela 30 out., 2023
A importância dos exames de imagem para cães e gatos
Por Marcelo freela 30 out., 2023
A importância dos exames de imagem para cães e gatos
Por Marcelo freela 30 out., 2023
Cadela no cio: o que você precisa saber
Por Laice Darjane 20 out., 2023
0s perigos dos vírus FIV e FEL-V para os gatos
Por Laice Darjane 19 out., 2023
A importância de levar seu pet ao veterinário
Por Laice Darjane 06 out., 2023
Meu cão se recusa a comer
Por Laice Darjane 03 out., 2023
A saúde bucal do pet é tão importante quanto a nossa. Por isso, é importante tomar medidas para prevenir o surgimento de doenças.
Por Laice Darjane 02 out., 2023
Castração é a melhor forma de prevenção
Por Laice Darjane 29 set., 2023
Dia Mundial do Coração: Cuide do coração do seu pet
Por Laice Darjane 28 set., 2023
Agende a vacina do seu pet hoje mesmo!
Mais Posts
Share by: